As estratégias da Tecnologia da Informação fazem parte dos planos de negócio, nessas estratégias estão vinculadas especialmente aos profissionais de TI. Elas estão envolvidas nas atualizações de aplicativos no intuito de melhorar um negócio, em projetos que leve a cabo a virtualização da empresa com o objetivo de traçar um perfil mais moderno, eficiente e ágil, entre outras ações da empresa.

Embora muitos profissionais da área acreditem estar apostando na estratégia de TI correta, é importante ressaltar que uma boa parte deles encontra dificuldades na hora de definir o desenho dessa estratégia, haja vista a necessidade de pensar em um objetivo de melhoria do negócio. Neste sentido, outro ponto relevante a citar é que esse objetivo final não é necessariamente a melhoria na área tecnológica, principalmente se a organização necessita otimizar os seus processos, rendimentos, receita, etc. Uma das buscas incansáveis dos executivos e liderançasestratégicas é fazer a estratégia de TI alavancar as vendas dos produtos ou prestação de serviços

Está com dificuldades de empreender uma estratégia de TI adequada às vendas? Não se preocupe, neste guia você encontrará informações relevantes sobre como aplicar estratégias nas diferentes áreas de TI e ficará por dentro de algumas dicas interessantes sobre o assunto.

Importância das estratégias de TI nas empresas

As estratégias de TI são desenhadas em função dos objetivos organizacionais e, atualmente, são consideradas um elemento primordial na gestão da empresa.

Hoje em dia, é fundamental que a empresa conte com líderes e gestores bem informados e eficientes na tomada de decisão. Além disso, os gestores devem ser flexíveis na execução dos planos organizacionais.

No cenário atual, os gestores podem contar com as estratégias de TI a fim de assegurar uma gestão mais eficaz do negócio. As estratégias da área são extremamente importantes não somente nas organizações de grande porte como também nas empresas menores. A capacidade dos computadores em armazenar, processar, distribuir dados converte estes elementos em itens fundamentais da gestão de qualquer tipo de organização, independente do porte, índole pública ou privada, com/sem fins de lucro, faz possível que estratégias desenvolvidas sejam colocadas em prática e aumentem o potencial do negócio. Levando em conta esta situação, é importante considerar que a tecnologia não resolverá problemas por si só no que diz respeito às vendas, sendo assim, é fundamental que a estratégia em TI esteja subordinada à estratégia organizacional.

Comprar e implantar sistemas sem ter concluído uma análise do que a empresa realmente precisa para apoiar os seus objetivos estratégicos é uma má decisão. Antes de qualquer decisão, é preciso ter consciência das necessidades para depois traçar uma estratégia de TI e vinculá-la com os objetivos empresariais.

Estratégias de TI: conectando clientes e vendendo mais produtos

Há três formas adequadas de efetuar contato com os clientes por meio da tecnologia dos negócios. Para ter sucesso nessa relação empresa-tecnologia-clientes, é importante esclarecer que há necessidade de potencializar a troca de informações entre CIOs e líderes da organização que conheçam e tenham ciência dos desejos e necessidades dos consumidores. Veja um breve resumo sobre as três formas de a empresa conectar clientes:

  • Conectar clientes diretamente por meio da tecnologia

Um dos principais representantes da estratégia é o comercio eletrônico. Muitas empresas têm aumentado a sua presença online no intuito de captar, manter e fidelizar clientes. No que tange às empresas que oferecem serviços financeiros e software, o ambiente virtual tem sido considerado uma via básica de realizar a aproximação aos clientes relevantes por meio de portfólios.

  • Integrar clientes por meio de colaboradores com expertise tecnológica

Quando as tecnologias móveis são aplicadas de maneira correta, melhoram o valor percebido pelos clientes quando o assunto é atendimento através de consultores e vendedores. Para que este mecanismo de contato com os clientes tenha êxito é fundamental priorizar a integração e o comprometimento das suas funções de prestação de serviços e/ou vendas.

  • Apostar em uma conexão através de serviços e produtos digitais

A disponibilização de infraestrutura digital pública de qualidade elevada permite a incorporação de dispositivos e sensores programáveis em diferentes áreas relacionadas a bens e serviços. As tecnologias digitais são usadas com o objetivo de oferecer funções diferenciadas, antecipar problemas de serviço, proporcionar de maneira periódica dados sobre o desempenho aos engenheiros e otimizar o comprometimento com as marcas.

Divulgar políticas de segurança aumenta as chances de sucesso

Os riscos na área de TI são elevados, principalmente quando os colaboradores não compreendem os processos e não estão por dentro de mecanismos de proteção. Por isso, é extremamente relevante que as empresas ofereçam informações sobre as políticas de segurança aos seus funcionários e busque incorporá-las à cultura da organização. Além disso, as políticas de segurança devem estar atreladas aos objetivos do negócio.

Com tantas informações na mídia a respeito de violações no sistema de segurança de dados em empresas de grande porte, a atenção para este tipo de problema tem sido redobrada, principalmente em organizações que possuem um banco de dados expressivo. Além desse cuidado redobrado, as empresas têm dirigido os seus esforços para descobrir quem são esses super hackers que invadem sistemas e captam informações sigilosas.

Embora a detecção da ameaça seja fundamental, é importante perpetuar mecanismo de prevenção de invasões. Uma das formas de fazer isso é optar pela implantação de uma política de segurança e que esta seja apresentada aos funcionários e aos líderes estratégicos. No que se refere à utilização do meio eletrônico por estes líderes, muitos deles cometem erros simples e que poderiam ser evitados se soubessem dos riscos reais que a empresa e as informações correm.

Ainda hoje, uma boa parte dos diretores, gestores e membros da alta diretoria das empresas insistem em encaminhar arquivos do trabalho através do e-mail pessoal ou fazer upload na nuvem. Essas ações interferem na segurança, haja vista que potencializam as ameaças e expõem os dados aos hackers. Outro erro crucial e que pode ser evitado é o encaminhamento de documentos acidentalmente para o destinatário equivocado, infelizmente, este erro de atenção pode ocasionar sérios problemas à empresa.

Em suma, as estratégias tecnológicas não seguem uma tendência ou moda, elas seguem a lógica da análise única baseada no conhecimento da organização e do ambiente onde está inserida. Este tipo de análise é imprescindível para traçar uma estratégia de TI que contribua para tomar a dianteira dos concorrentes e conseguir manter um patamar de vendas adequado às expectativas e demandas da organização.