Você, proprietário de uma pequena empresa, deve ter pegado a si mesmo reclamando que é muito difícil se manter competitivo no mercado de trabalho quando suas concorrentes são grandes empresas que possuem lugar de destaque. Saiba que a tecnologia pode ser uma boa arma e que ela pode diminuir e muito o abismo que separa a sua pequena empresa das grandes.

Para que isso se torne uma realidade, você deve saber como proceder. Por isso, destacamos aqui seis maneiras inteligentes de utilizar a tecnologia a seu favor:

  • Divulgação: poucas pessoas conseguem acessar a internet sem dar uma olhadinha nas redes sociais. Por isso, elas se tornam a forma mais barata de fazer a divulgação de sua empresa, basta você criar um perfil ou uma página nestas redes. Com poucos cliques você estará conectado com o país inteiro. Se você conseguir fazer boas postagens, seu alcance será incrível e, por conta disso, com certeza se surpreenderá com os resultados.
  • Controle financeiro da empresa: controlar o lado financeiro da empresa pode ser algo muito simples se você usar a tecnologia a seu favor. Com a tecnologia podemos gerar e pagar boletos, calcular impostos, emitir notas fiscais. Por isso, a tecnologia automatizará a área financeira da empresa e ainda fará com que você consiga controlar as informações financeiras, como os lucros e os prejuízos, com facilidade.
  • Vender o seu produto online: hoje em dia, você não precisa necessariamente ter uma loja física para poder vender o seu produto. Aliás, muitas lojas estão vendendo muito mais pela internet do que em suas próprias lojas físicas. Utilizando a tecnologia a seu favor,você poderá criar uma loja online. Alertamos, porém, que para seu negócio dar certo você precisa criar seu site em uma boa plataforma de vendas pela internet, ter fornecedores que sejam dedicados e, acima de tudo, garantir que todas as suas vendas sejam concretizadas dentro do prazo. Bons vendedores possuem bons feedbacks e, com eles, sua pequena empresa logo irá crescer e se tornar conhecida. Quem sabe um dia você poderá até mesmo exportar?
  • Estimular a colaboração entre os seus funcionários: outra maneira de utilizar a tecnologia a seu favor é garantir que os seus funcionários passem a colaborar entre si. Isso é possível, já que a rede de internet faz com que seja fácil compartilhar as informações da empresa.Esse conhecimento fará com que os seus funcionários tenham conhecimento de como a empresa está e o que é preciso fazer para melhorá-la.
  • Comunicação barata a qualquer hora do dia: você já viu como hoje é fácil conversar com outras pessoas? O chat das redes sociais são aplicativos que ajudam você a conversar com qualquer pessoa que esteja conectada à internet sem pagar a mais por isso. Além disso, umprograma de conversação instântanea faz com que seja possível fazer reuniões e conferências sem que você precise viajar. Além de reduzir os custos com viagens, você poderá responder às dúvidas de seus clientes e conversar com os seus fornecedores e sócios muito mais rápido.
  • Gerenciar os seus projetos: se você pensa que apenas grandes empresas podem ter um software para gerenciar os seus projetos de web, está muito enganado, pois isso já mudou há muito tempo. Utilizar a tecnologia a seu favor para gerenciar a sua empresa garante que você sempre possa controlar o andamento de sua empresa, obedecer aos prazos, saber a opinião dos clientes etc.

Estas são dicas muito boas, não acha? Agora, pasme: os benefícios que vimos aqui são apenas a ponta do iceberg, usar a tecnologia a seu favor pode ser muito mais proveitoso. Por isso, deixe de viver no passado e abrace o futuro: a tecnologia pode ser usada pela sua empresa, independentemente do tamanho que ela tenha, e, além disso, a tecnologia é a melhor ferramenta para se encurtar a distância que sua empresa precisa percorrer para deixar de ser pequena e se tornar uma grande empresa com destaque no mercado nacional e até internacional.

Caso você ainda tenha dúvidas de como pode utilizar a tecnologia a seu favor e como ela pode ajudar na rotina de sua empresa, conte para nós no comentário e te ajudaremos.