Garantir a segurança e a integridade de dados e informações tem se tornado uma das maiores preocupações das empresas no cenário atual. Porém várias pesquisas realizadas por instituições confiáveis, como a TI Safe, mostram que apenas 13% das empresas brasileiras contam com um conjunto de contramedidas para casos de ataques cibernéticos.

A realidade brasileira, no âmbito da segurança da informação, é preocupante. Alguns profissionais autônomos, especialistas em segurança, como Gabriel Pato e Daniel Nascimento (dois profissionais reconhecidos por se tornarem grandes hackers brasileiros) afirmam que as empresas brasileiras precisam prestar mais atenção em medidas preventivas com relação à sua estrutura de TI.

Outra realidade que o empreendedor enfrenta é a falta de mão de obra especializada. Grande parte dos profissionais do TI se sentem atraídos pelo mercado exterior e isso acaba gerando um déficit no mercado brasileiro.

Por outro lado, pequenos e médios empresários sofrem com orçamentos apertados e poucos colaboradores que acabam por ter que desempenhar várias tarefas de áreas distintas dentro da mesma empresa. Este tipo de regime de trabalho acaba limitando a criatividade e a produtividade do colaborador.

Neste contexto a melhor solução para garantir a segurança da infraestrutura de TI é contar com um Provedor de Serviços Gerenciados que possui uma equipe especializada em Segurança da Informação.

A grande vantagem de utilizar os Serviços Gerenciados é o fato de poder contar com uma equipe bem treinada sem a necessidade de contratação de mão de obra, ou seja, você terceiriza o serviço de cuidado e manutenção da infraestrutura de TI.

Existem diversos métodos para garantir a proteção da estrutura de TI da sua empresa. Neste artigo, separamos as principais formas de proteger a rede interna da sua empresa através da parceria com um Provedor de Serviços Gerenciados, confira:

BACKUP: O backup de dados é uma das medidas de segurança mais utilizadas em todo o mundo. Este processo consiste em criar uma cópia de todas as informações contidas em sua rede e guardá-la em outro dispositivo, de preferência não conectado à internet, desta forma, caso ocorra algum evento que ocasione perda de dados, basta realizar a recuperação das informações que foram salvas no backup anterior.

A computação em nuvem é uma das inovações que revolucionou diversos setores de serviços e produtos da tecnologia da informação. Este modelo tornou possível a evolução do processo de backup, sendo atualmente conhecido como backup na nuvem.

O leitor pode ser levado a pensar que o processo de backup se limita a apenas a criação de cópias de segurança, porém para que as informações mantidas em uma cópia de segurança realmente tenham sua integridade garantida torna-se necessário a participação de um profissional da área.

Além de ser um processo feito periodicamente, o backup também precisa passar por um processo de criptografia (para que usuários indesejados não tenham acesso aos seus dados) , por isso, contar com um Provedor de Serviços Gerenciados é a melhor opção para manter cópias de segurança bem protegidas.

PENTEST: O pentest (Ou teste de penetração) consiste no processo de procurar vulnerabilidades em uma rede empresarial com a finalidade de identificá-las e corrigí-las.

Desta forma, podemos dizer que o Teste de Invasão é uma simulação de um ciberataque e depois de realizado, a equipe técnica elabora um relatório notificando ao contratante do serviço as vulnerabilidades encontradas, assim cabe ao contratante decidir as contramedidas a serem tomadas.

Este procedimento é de vital importância para a segurança das informações e da estrutura de TI. A Revista Negócios noticiou no mês de maio que acontecem em média mais de oito ciberataques por segundo apenas no Brasil.

Se compararmos esta informação com o pouco número de empresas brasileiras que se preocupam em contratar serviços para manter a segurança da infraestrutura de TI, podemos perceber que a maioria dos empresários correm altos riscos de ter informações de clientes e funcionários vazadas.

ALGUMAS DICAS

Existem algumas medidas de segurança que você mesmo pode fazer e incentivar seus colaboradores a fazer que contribuem de forma essencial para a proteção da sua infraestrutura de TI. Essas atitudes podem parecer pouco efetivas, mas vão fazer toda diferença em sua empresa:

  • Mantenha o Sistema Operacional atualizado: Manter o SO atualizado é uma das principais formas de evitar possíveis ataques à rede. Sempre que uma nova atualização é lançada, significa que os desenvolvedores executaram testes, encontraram vulnerabilidades, corrigiram e enviaram essa versão melhorada para os usuários.
  • Softwares de Segurança: É muito importante que sejam feitas as corretas configurações de Firewalls e antivírus em todas as máquinas da rede interna de sua empresa, desta forma você dificulta a ação de crackers e garante a integridade da rede.
  • Conscientização e treinamentos: Deve-se orientar funcionários e parceiros a não clicar em links recebidos via e-mail de remetentes desconhecidos, bem como evitar a publicação de informações que podem facilitar o trabalho de crackers, pois muitos destes profissionais maliciosos buscam informações sobre a empresa e funcionários em redes sociais e em arquivos disponibilizados no site da empresa.

A DIAS SECURITY

Não se preocupe caso você não possua uma equipe interna para dar suporte referente às dicas citadas acima, o ideal é poder contar com um parceiro especializado no assunto para cuidar destes assuntos.

Ter um MSP como parceiro de sua empresa é garantir o cuidado e ter a tranquilidade de contar com especialistas para elaborar medidas preventivas a possíveis ciberataques.

A Dias Security é o Provedor de Serviços Gerenciados que atua no mercado há mais de quinze anos, contando com uma equipe de profissionais amplamente preparada para atender as mais diversas necessidades do empreendedor na área de segurança da informação, sendo assim um dos primeiros MSP (Managed Service Provider) a atuar no Rio de Janeiro.

Consulte nosso catálogo de serviços ou entre em contato conosco para conhecer melhor nossos serviços, produtos e equipe de trabalho. Trabalhamos também com monitoramento contínuo da rede, gerenciamento da segurança 24/7 (24 horas por dia, 7 dias por semana).

Nosso foco é proteger sua estrutura de TI e oferecer o melhor serviço que o cliente pode experimentar.