Se a maioria de nós já tinha o costume de guardar e arquivar muitas coisas, como papéis, caixas, livros etc., no mundo informatizado isso não é diferente. São milhares e milhares de arquivos que vamos juntando dia a dia nos nossos computadores, pen drives, celulares e demais dispositivos móveis.

Quando vemos, não temos espaço para mais nada ou os computadores estão sobrecarregados, deixando-os mais lentos. A primeira solução foram os backups externos, que possuem uma grande quantidade de espaço para armazenar tudo o que temos no mundo virtual. No entanto, uma maneira mais prática surgiu e vem facilitando a vida de todo mundo: o backup em nuvem.

Nesse texto, vamos abordar como essa ferramenta está se expandindo e ganhando cada vez mais usuários, as vantagens de utilizá-la no lugar de backups físicos e como funciona todo o processo. Confira a seguir!

Por que usar?

O backup em nuvem é a maneira mais prática de proteger suas informações e arquivos, seja pessoal ou profissionalmente falando. Vale dizer que a nuvem é mais uma forma de armazenar seus arquivos e mantê-los a salvo, ou seja, uma garantia de que se algo acontecer com o seu backup físico, você terá tudo a disposição com poucos cliques.

Armazenar seus documentos e informações em apenas um lugar pode trazer grandes problemas se uma falha acontecer – e todo tipo de falha está suscetível a acontecer. A facilidade do backup em nuvem está em diversos pontos. Primeiro, ele é muito simples de configurar e o valor que é pago para manter um backup em nuvem é mais barato, já que não necessita de tanto apoio ao cliente. Para orçamentos mais apertados, a nuvem é uma excelente opção.

Depois, a questão do espaço físico também é importante. Uma vez que você tem tudo armazenado no mundo on-line, backups físicos que ocupam espaço e precisam de maiores cuidados não são mais necessários. Há ainda quem utilize o velho backup em fita, porém, além do custo alto, precisam de um cuidado enorme. Evite tecnologias ultrapassadas.

Como encontrar o melhor serviço

Muitas empresas hoje oferecem o serviço de armazenamento e backup em nuvem. Você pode encontrar o serviço que mais se adapta a sua necessidade, seja por tamanho de arquivos que você tenha que fazer o backup, seja de acordo com a disponibilidade financeira da empresa. Há alguns serviços gratuitos também, no entanto, estes oferecem um tamanho de armazenamento menor.

Para que o serviço de backup em nuvem ofereça a maior praticidade ao usuário, no momento da implementação da nuvem, é preciso configurar o sistema para que ele faça automaticamente o armazenamento e backup de cada um dos dispositivos que você queira. Por isso, é preciso configurar cada computador, notebook ou dispositivo móvel. Assim, o usuário não tem trabalho nenhum, já que a cada fim de período programado, o serviço em nuvem realizará o backup automaticamente, sem necessidade de fazê-lo de forma manual.

Resultado da nuvem

O resultado é simplesmente perfeito. Com a instalação do serviço, o backup em nuvem é a forma mais segura de realizar o armazenamento dos seus documentos, arquivos e informações de maneira on-line e prática!

Forte abraço e muito sucesso!!