Embora as empresas saibam da importância tecnológica de usar a nuvem, ainda surgem dúvidas no que diz respeito mover os servidores para esse tipo de armazenamento.

É uma solução que tem sido adotada tanto para uso pessoal, quanto para profissional.

Quando falamos de empresas, adotar um servidor em nuvem traz inúmeros benefícios no que diz respeito ao ambiente de trabalho mais integrado e a facilidade de gerenciamento.

Além disso, reduz o investimento em hardware, servidores e manutenções rotineiras estrutura física e técnica.

Por isso, cada vez mais as empresas estão optando por migrar os servidores para a nuvem, seja integral ou parcialmente.

Vamos conhecer melhor esses benefícios e como eles se aplicariam à sua empresa?

Servidor em nuvem

Sim, todos já ouvimos falar de computação em nuvem ou cloud computing, mas afinal de contas, do que se trata? A modalidade usa dados (memória e armazenamento) de computadores e servidores conectados.

Numa empresa, por meio da internet os computadores e os sistemas se conectam a servidores físicos de armazenamento de dados, sem precisar de servidores próprios. Isso pode representar para a sua empresa mais agilidade no serviço e redução de gastos.

Por não existir em um local físico na empresa, o servidor armazenado na nuvem torna mais fácil a gestão do sistema e a modificação de dados. Os funcionários podem trabalhar de qualquer lugar do mundo que tenha acesso à internet.

Ou seja, é a possibilidade de acessar arquivos e executar tarefas pela internet, sem precisar instalar aplicativos no computador. Dessa forma, o requisito mínimo para usufruir desse serviço seria ter um dispositivo conectado à internet. Já pensou ter essa praticidade no seu negócio?

Vamos entender a seguir os motivos pelos quais você deve escolher sim esse tipo de serviço.

Vantagens

Mover os seus servidores para a nuvem traz tantas vantagens que acabam revolucionando a maneira como sua empresa funciona.

Uma das principais vantagens é a mudança de um espaço físico de armazenamento para um espaço virtual. Além de economizar capital e espaço, perder os arquivos por erros em gerenciamento ou por imprevistos torna-se muito mais difícil. 

O servidor em nuvem também traz mais segurança aos seus dados. Eles estarão hospedados em uma plataforma de alta qualidade, protegida por sistemas de segurança como os criptografados. Você pode determinar também uma hierarquia de acesso às informações ali contidas, o que pode limitar o acesso e evitar possíveis vazamentos de dados da empresa.

Quando se escolhe esse tipo de migração, a equipe de TI ganha mais flexibilidade. Como a nuvem não precisa de manutenções rotineiras, a equipe pode se dedicar a outros serviços que estejam precisando de foco na empresa.

Mover para a nuvem melhorará o desempenho do gerenciamento da área de TI como um todo: não há limites de capacidade, nem ociosidade de recursos caros. São benefícios gerados pela latência de rede reduzida e pela economia de escalonamento. 

A latência é um aspecto importante para agilizar suas operações e garantir que não haja atrasos nem falhas na comunicação.

Como já mencionado, a mobilidade de acesso às informações é outra grande vantagem. Quando você pode acessar os dados de qualquer lugar e dispositivo, o seu trabalho continua mesmo que não esteja presente fisicamente dentro da empresa.

Fora isso, o compartilhamento de dados com os seus funcionários e clientes facilita bastante, ganhando agilidade e praticidade.

Outro item importante a ser mencionado é a escalabilidade. O servidor em nuvem permite que os recursos sejam adaptados conforme a demanda. Sistemas e instalações podem ser obtidos sem precisar de um investimento muito alto. A empresa só precisa pagar pelo serviço que utilizou. É uma economia que reflete diretamente no seu negócio.

Para fazer a migração do seu servidor para a nuvem é importante que você saiba o seu objetivo ao fazê-la. Por que você estaria movendo seus dados? Quais suas expectativas de melhora para a empresa? Defina seus objetivos para que os resultados sejam mais palpáveis.

Em resumo, os benefícios trazidos pela migração para a nuvem são:

  • Mobilidade de acesso aos dados;
  • Melhorias no gerenciamento de informações;
  • Mais agilidade e escalabilidade do serviço;
  • Segurança reforçada;
  • Redução de gastos;
  • Otimização e flexibilidade da equipe de TI;
  • Latência de rede reduzida;
  • Economia de escalonamento;
  • Migração armazenamento do espaço físico para o virtual.

Por que fazer a mudança?

Mover o servidor para a nuvem pode ser uma solução inteligente para o seu negócio. Dependendo dos seus objetivos, muitos pontos podem ser otimizados: custos, tempo de operação, agilidade no serviço etc.

Não se esqueça de antes de decidir pela migração, para que ela funcione de forma personalizada para o seu negócio, é importante contratar um profissional qualificado.

As empresas especializadas oferecem assessoria para que os clientes façam as melhores escolhas. O valor investido será apenas referente ao que for usado por sua equipe, ou seja, é a solução com melhor custo-benefício para você. 

Se você busca mais economia, agilidade, acessibilidade e segurança para a sua empresa, pode ter certeza que o cloud computing é uma opção bastante válida. Procure outras referências, mas tenha em mente de que o servidor em nuvem tende a ser cada vez mais implementado por pequenos e grandes negócios, por ajudá-los em seu cotidiano.

A computação em nuvem é ideal para você que procura se concentrar em projetos que diferenciam sua empresa, não dependendo de uma estrutura física. Ela permite uma aproximação maior de seus clientes.

Ficou interessado em saber mais? Não se preocupe, estamos aqui pra te ajudar. Se quiser saber mais sobre a implementação e a execução dos servidores em nuvem, clique aqui. Nós podemos executar a melhor experiência para o seu cliente.

Para ter mais informações sobre computação em nuvem e outros assuntos voltados ao seu negócio, acesse o nosso site e encontre todas as respostas!

A TI é uma parte essencial para os negócios, portanto, o valor que um MSP oferece está vinculado diretamente ao sucesso da sua empresa. É por isso que é tão importante que você confie no seu MSP e no valor que ele oferece. Nós da Dias Security temos o compromisso de ajudar as PMEs construir, a cada dia, uma consciência clara e madura sobre a importância da segurança das informações, cloud e serviços gerenciados para o presente e futuro do seu negócio.

Pensando nisso, preparamos outros assuntos que interligam e ajudam a você na construção dessa jornada, veja mais posts na barra lateral. =====>