A Segurança da Informação (SI) não é mais vista como algo para o futuro, mas sim uma realidade no cotidiano das empresas. As organizações cada vez mais planejam e buscam investir recursos para qualificar seu setor de SI, entendendo que há a necessidade de aumentar os níveis de segurança da informação a ponto de evitar ataques, invasões e perdas de arquivos.

Um dos métodos que trabalham em prol da evolução da segurança de TI é o monitoramento de rede. Ele vem se tornando essencial para que as empresas possam, em tempo real ou dentro de poucos minutos, descobrir as fragilidades, os erros, as instabilidades e até mesmo os possíveis ataques cibernéticos.

A busca por um monitoramento mais rápido, ágil e eficiente permite melhor planejamento da empresa para qualificar seu setor de TI, de maneira que os benefícios apresentados justificam a escolha por esse serviço.

A importância do monitoramento de rede

Trabalhar para que as redes e os sistemas da empresa funcionem da melhor forma possível deve ser um dos objetivos do setor responsável pela SI. Mas será uma tarefa simples? Com certeza não.

As redes são fundamentais para que a empresa funcione. É com elas que os computadores têm acesso à internet, às ferramentas de trabalho para com os clientes, entre outros serviços. Até mesmo por isso, sem o devido monitoramento, falhas serão percebidas com atraso e todo o ciclo de trabalho pode ser interrompido. O tempo é mais do que precioso, afinal de contas, cinco minutos com o sistema fora do ar já são suficientes para fazer com que muitos negócios sejam perdidos.

A importância de monitorar a rede da forma correta vem justamente dos prejuízos que o não monitoramento pode causar. Indo muito além do uso de tecnologias e equipamentos mais avançados, o monitoramento deve garantir que tudo o que a empresa precisar para trabalhar na rede esteja em pleno funcionamento. Essa importância se evidencia quando esclarecemos os benefícios que a realização de um monitoramento eficiente pode trazer.

Como é feito esse processo?

Monitorar uma rede nada mais é do que verificar o funcionamento da estrutura ligada à rede da empresa. Todos os serviços e equipamentos devem funcionar, e o monitoramento de rede permite descobrir se há qualquer ponto de vulnerabilidade neles.

Esse processo funciona com a mão de obra de profissionais de TI, que utilizam ferramentas específicas para verificar a rede, emitir relatórios e alertar os administradores. Quanto mais eficiente o monitoramento for, mais rápidas as falhas serão corrigidas e invasões evitadas.

É essencial monitorar a rede da sua empresa, pois cada vez mais esse processo se torna maior e mais complexo. Nesse sentido, monitorar é cuidar de uma parte muito importante da organização, evitando problemas e mais gastos para solucioná-los em seguida.

Recursos, tais como hardwares e toda a estrutura, além dos serviços, dos equipamentos de rede, a segurança da informação e as aplicações devem ter o monitoramento adequado, pois essa verificação funciona como uma forma de prevenção antes que algo malicioso possa acontecer.

Benefícios

  • Verificação em tempo real: um dos pontos mais positivos do monitoramento é a verificação em tempo real. Isso significa que não é necessário aguardar a emissão dos relatórios ou alertas para que as atitudes sejam tomadas. A possibilidade de observar todos os dados enquanto os trabalhos acontecem e os servidores estão em funcionamento permite ter noção da situação da rede.
  • Dados completos: a verificação realizada no monitoramento pode ser feita de várias formas. Ela pode se apresentar em forma de gráficos e também de mapas. É possível observar, com precisão, como está sendo o consumo de dados da banda larga, o quanto de memória as CPUs estão utilizando, por quanto tempo os bancos de dados são consultados, entre outras informações. Essa precisão é muito importante para que qualquer algo diferente notado seja identificado como um problema a ser resolvido.
  • Agilidade na resolução de problemas: a verificação em tempo real e a infinidade de informações que podem ser observadas no monitoramento de rede permitem que a tomada de decisão seja muito mais ágil, tanto para mudanças no planejamento da empresa quanto na resolução dos problemas encontrados.
  • Prevenção antes que os problemas aconteçam: “a prevenção é o melhor remédio”. A clássica frase atribuída aos cuidados que devemos ter com a saúde do nosso corpo também se encaixa nesse assunto.
  • Registro das falhas no sistema: mesmo com toda a estrutura de TI em funcionamento, algumas situações não serão possíveis de resolver com antecedência. O monitoramento, ainda assim, se mostra essencial, pois registra os erros, emite relatórios para que seja possível estudar o que deu errado e evitar que aconteça outras vezes. Assim, se a mesma falha voltar a ser apresentada, a equipe já saberá como lidar.
  • Redução de gastos: tudo isso diz respeito à gestão de TI da empresa. Tendo noção da realidade que a estrutura de TI possui, a organização poderá se organizar de forma muito mais completa e, assim, evitar gastos desnecessários, bem como lucrar muito mais com o aumento da sua produtividade.

Contratar uma empresa especializada

Vivemos em uma realidade na qual o digital domina e requer muitos cuidados para ser usado sem estar suscetível a invasões, falhas e erros. As redes são cada vez mais utilizadas nas empresas e, para evitar que o trabalho seja comprometido, é de suma importância monitorá-las.

Esse monitoramento é algo que pode ser feito com facilidade, pois a tecnologia já nos permite isso, mas, contando com os serviços de uma empresa especializada, todo o processo será feito de forma muito mais profissional. Além disso, ter o suporte para tirar todas as dúvidas a qualquer momento é outro ponto importante.

A complexidade informacional que o monitoramento traz o credencia como uma das técnicas de segurança de TI mais eficazes da atualidade. Por isso, na hora de planejar a estrutura da gestão de TI do seu negócio, tenha o monitoramento como uma prioridade.

O que você faz para monitorar a rede da sua empresa? Se você entendeu a importância do assunto, não perderá mais tempo ficando sujeito a complicações. Conheça agora mesmo o nosso serviço de monitoramento de rede.