Os benefícios de ter a TI da sua empresa gerenciada

Vivemos um momento onde a tecnologia e a informação são bens valiosos para todas as empresas. Quanto mais estrutura voltada para atender essas duas áreas, maiores são as chances de desenvolvimento para o negócio.

A Tecnologia da Informação lida com todas as atividades que envolvam o relacionamento da empresa com suas informações. Com isso falamos de banco de dados, as máquinas e equipamentos utilizados, as redes e servidores de acesso, os softwares (programas/aplicativos) que atuam com o objetivo de analisar e gerenciar as informações.

Sabendo o quão importante é o setor de TI para uma empresa, fica mais fácil compreender o que o gerenciamento de TI pode trazer de vantagens para o negócio. É sobre isso que abordaremos a seguir. O que faz o gerenciamento de TI? E quais benefícios a empresa pode ter tendo a área de Tecnologia da Informação gerenciada? Confira!

O que é gerenciamento de TI?

Com o avançar dos anos, cada vez mais o fluxo de informações que circula em uma empresa deixa de acontecer através de papéis para ser de forma digital. É evidente que a digitalização das informações é um fenômeno sem retorno, e por isso é necessário se adaptar à realidade.

Muitos empresários tinham resistência a montar um setor de TI no seu negócio, pois imaginavam e projetavam como mais um gasto e não como investimento. Hoje em dia não dá mais para pensar dessa forma.

Existem uma série de programas, aplicativos, máquinas, ferramentas e aparatos tecnológicos que ajudam as empresas a desenvolver seus trabalhos de forma muito mais ágil e otimizada.

Investir em TI é investir na autonomia da empresa, ou seja, em tornar o negócio muito mais forte internamente, refletindo nas atividades externas.

Quando se fala em gerenciamento de TI pode se pensar apenas na observação do controle de qualidade dos serviços prestados, mas vai muito além disso. Gerenciar um sistema de Tecnologia da Informação diz respeito à gestão dos processos no setor de TI de uma empresa com o objetivo de fazer com que essa área esteja colaborando de forma positiva para o andamento do negócio.

Gerenciar TI ajuda a entender como realizar os processos, de que forma agir em relação aos serviços e, principalmente, a como implementar, da melhor maneira, os benefícios que a Tecnologia da Informação pode proporcionar à empresa.

Dentro dos setores de TI trabalham diversos profissionais voltados para cada uma das subdivisões internas dessa área. O gerenciamento existe para alinhar cada setor, enxergar, estudar, analisar e corrigir as falhas para elevar os acertos e tornar a TI ainda mais eficaz.

Ao gerenciar a TI da sua empresa você estará contribuindo para evitar que incidentes aconteçam com frequência, reduzindo o impacto direto nos negócios e fazendo com que os serviços, em caso de quebras ou problemas com crimes virtuais, consiga se restabelecer rapidamente.

Ou seja, desde o gerenciamento de potenciais problemas em relação a estrutura física até o que diz respeito às configurações dos servidores e sistemas, tudo isso será gerido de forma mais eficaz e ágil, contribuindo para que o tempo de resposta da empresa seja cada vez mais rápido e o setor de TI possa trabalhar melhor.

Benefícios para a empresa

Para que o entendimento sobre os benefícios que o gerenciamento de TI pode trazer à sua empresa, listamos algumas das vantagens que a implementação desse modelo de trabalho no setor de Tecnologia da Informação proporciona.

  • Melhoria do setor de TI: que a TI é uma das áreas mais importantes para uma empresa na atualidade ninguém tem dúvida. Mas, nem sempre é fácil saber como fazer esse setor ter qualidade. Através do gerenciamento de TI a sua empresa pode designar pessoas que tenham foco exclusivo em desenvolver trabalhos voltados para a gestão, não colocando o setor de TI em funções divididas. Isso pode melhorar a área e fazer os negócios evoluírem com muito mais rapidez.
  • Maior controle sobre a TI: para muitos empresários, ter o poder sobre as decisões finais de todos os setores da empresa é sinônimo de controle. No entanto, nem sempre isso se mostra uma verdade. Imagine que o setor de TI tem suas decisões tomadas por quem não entende nada sobre a área. Certamente serão feitas escolhas erradas, gerando prejuízos de trabalho, de tempo e financeiros. O gerenciamento de TI chega para facilitar essa tomada de decisões, deixando essa responsabilidade para quem realmente entende do assunto.
  • Aumento da segurança: a segurança da informação é fundamental, visto que há grande valor sobre ela. Por isso, ter um gerenciamento de TI que funcione ajuda a diminuir potenciais riscos de invasões de hackers que poderiam comprometer as informações da empresa. Isso quer dizer que o setor de TI terá sempre constantes atualizações de firewalls, antivírus, padrões de segurança sem que você precise se preocupar diretamente com isso.
  • Aproximação de novidades da tecnologia: uma equipe de TI precisa trabalhar com os mais atualizados aparatos tecnológicos. Através do gerenciamento deste setor será possível catalogar todos os aparelhos e softwares utilizados, verificar quais já não são mais úteis tecnologicamente falando e substituí-los pelas novidades da tecnologia.
  • Economia: investir em TI é necessário, mas ainda assim é possível economizar. Através do gerenciamento a empresa conseguirá ter menos gastos em relação a preparação de equipes, manutenção de aparelhos velhos, possíveis gastos para reparar problemas causados por mau funcionamento ou até mesmo invasões virtuais, além de fazer com que tudo que for preciso comprar e investir no setor de TI seja feito corretamente, evitando assim gastos para resoluções de erros.
  • Aumento da satisfação: com todos os fatores acima acontecendo, a consequência é a empresa oferecer um melhor atendimento aos clientes, potencializando o relacionamento com a clientela e proporcionando aumento da satisfação.

Vale a pena investir?

Não há dúvidas que um dos melhores investimentos que podem ser feitos para o crescimento de uma empresa são aqueles relativos ao setor de TI. Ter a capacidade de usar o máximo potencial dos recursos tecnológicos se mostra fundamental para ter diferenciais no mercado e assim conseguir evoluir o negócio de forma que o dinheiro investido em gerenciamento de TI seja essencial para ter retornos futuros.

Como você tem lidado com o setor de TI da sua empresa? Deixe a resposta nos comentários falando a sua opinião sobre o assunto abordado no texto!

A TI é uma parte essencial para os negócios, portanto, o valor que um MSP oferece está vinculado diretamente ao sucesso da sua empresa. É por isso que é tão importante que você confie no seu MSP e no valor que ele oferece. Nós da Dias Security temos o compromisso de ajudar as PMEs construir, a cada dia, uma consciência clara e madura sobre a importância da segurança das informações, cloud e serviços gerenciados para o presente e futuro do seu negócio.

Pensando nisso, preparamos outros assuntos que interligam e ajudam a você na construção dessa jornada, veja mais em posts na barra lateral. =====>