Os 13 principais benefícios de serviços gerenciados proativos x correção reativa

As pequenas e médias empresas (PMEs) precisam conciliar diversas prioridades e demandas diariamente. Adquirir e reter clientes. Evitar a ineficiência. Prestar sempre o melhor atendimento ao cliente. Gerenciar custos. Contratar funcionários. Cumprir todas as regulamentações do governo. Manter-se atualizado com as tendências do setor. Além de muitas outras demandas.

A tecnologia pode ajudar às PMEs a agilizar seus processos, melhorar a produtividade dos funcionários e manter suas vantagens competitivas. Mas a tecnologia vem com a sua parcela de desafios, especialmente à medida que os dispositivos móveis continuam a assumir e as necessidades de computação mudam rapidamente.

É aí que entram os serviços gerenciados. Definido como suporte especializado de TI e entregue de acordo com um acordo de nível de serviço claramente descrito durante um período fixo de tempo. Tendo um custo baixo e previsível, os serviços gerenciados são a aposta mais segura para o ambiente tecnológico de hoje. Especialmente se comparado com serviços de TI reativos, onde se espera pelo problema (modelo quebra/conserta), para então ir atrás de uma solução.

Stability and Expertise

Custos previsíveis de TI.

Os serviços gerenciados convertem custos de TI variáveis vinculados ao modo de suporte de quebra/conserta ou reativo em custos estáveis de suporte proativo. Isso permite que os proprietários de empresas orcem efetivamente e paguem o que podem pagar em um cronograma definido ao invés de serem atingidos por despesas inesperadas quando surgem os problemas envolvendo tecnologia.

Treinamento é fundamental.

Além de contratar e treinar uma equipe de TI, o custo da educação e certificação contínuas podem quebrar o orçamento de um pequeno empresário. E se você não é um bom conhecedor do universo de TI, como você pode garantir que um determinado funcionário de TI é realmente qualificado? Não deixe que “especialistas” técnicos mal treinados te enganem e pensem que podem resolver todos os seus problemas.

Experiência do mundo real.

Tanto as certificações quanto a experiência são importantes. Os principais provedores de serviços gerenciados encontram pouquíssimos problemas que nunca viram antes, enquanto um funcionário de TI interno muitas vezes permanece estritamente focado em um pequeno conjunto de problemas. Você prefere que um médico experiente resolva suas doenças, certo? O mesmo vale para uma equipe de suporte de TI.

Risco reduzido, campo de jogo nivelado

Uma aposta segura.

Uma vez que as tendências de mercado, as regulamentações governamentais, as condições financeiras e as tecnologias mudam rapidamente, todo investimento empresarial traz uma certa quantidade de risco. Trabalhar com um MSP confiável que possa assumir e gerenciar grande parte desse risco para você é uma grande vantagem que vem com conhecimentos específicos do setor e anos de experiência.

Uma verdadeira vantagem competitiva.

A maioria das pequenas e médias empresas não tem condições de suportar os custos de manter uma equipe de suporte interna como fazem algumas das grandes empresas. Trabalhar com um MSP, no entanto, permite que as pequenas empresas tenham acesso à soluções de nível corporativo, fornecendo o tipo de acesso e expertise que grandes empresas desfrutam. Estruturas de custos gerenciadas e economias de escala como essas podem dar à sua empresa uma grande vantagem competitiva.

Conformidade que conta.

Seu firewall é capaz de se defender de ataques? Você audita suas estações de trabalho e servidores regularmente? Sua empresa implementou padrões de segurança PCI e trabalhou para manter esses padrões? Atualmente as pequenas e médias empresas têm acesso as mais diversas maneiras de lidar com a comercialização e a cobrança, seja via cartões de crédito e débito, e-commerce, transferências bancárias e muito mais. Mas com o aumento de modalidades de transações vem uma necessidade mais forte de garantir mais ainda a atenção à segurança. Empregar um provedor de serviços gerenciados permite que sua empresa minimize os riscos associados à manutenção de dados de clientes e outras informações confidenciais, o uso indevido dos quais pode causar sérios danos ao seu negócio.

Quebra/Conserta: Alto custo, baixo valor

“João, você pode me ajudar aqui!”  Muitas pequenas empresas lidam com TI desta forma: contando com um funcionário não especializado para lidar com problemas de TI do dia-a-dia. João nunca pediu para desempenhar esse papel – ele apenas evoluiu em sua direção. Mas o impacto dele ser solicitada para corrigir questões urgentes dos colegas de trabalho não é frequentemente calculado; nem a probabilidade de que sua falta de conhecimento formal de TI que possa levar a despesas de reparo mais caras no futuro.

“Eu tenho um conhecido.”

Pequenas empresas que reconheceram a falha na estratégia de apoio “João, você pode me ajudar aqui!” tentam resolver o problema, contratando um experiente especialista em suporte técnico por meio período e por um valor pago por hora fixo. No entanto, essa pessoa “Eu tenho um conhecido” pode manter mais de uma dúzia de clientes de meio período, a fim de levar uma vida decente, e por esse motivo, nem sempre estar disponível quando o proprietário da empresa precisa realmente dele. Nesse cenário, a empresa até consegue uma solução tecnicamente mais tecnicamente. Mas também está à mercê de um operador independente com demandas concorrentes de seu tempo e atenção.

“Chame o Esquadrão Geek!”

Como o dono do negócio geralmente só vê essa pessoa “eu tenho um conhecido” quando há um problema, o caos ocorre quando os pedidos de socorro ficam sem resposta. Em seguida, o empresário não tem escolha a não ser em ir ao Google e procurar ajuda, muitas vezes tendo de se contentar com a primeira empresa que responder ao seu chamado de forma imediata. Embora esses técnicos possam de fato fornecer alívio para falhas em discos rígidos e outros problemas nos computadores, eles muitas vezes não têm as habilidades para dar suporte à redes complexas ou entender as necessidades específicas de uma empresa.

“Contrate uma pessoa de TI — pronto!”

Quando a falta de disponibilidade imediata se torna um problema (ou quando o “eu tenho um conhecido” e o “Geek Squad” falharem em resolver um problema), o empresário finalmente decide contratar um recurso interno que possa responder às reclamações dos usuários. A esse novo contratado é entregue imediatamente uma longa lista de problemas para resolver. Infelizmente tanto para o recurso interno de TI quanto para a empresa, a lista nunca diminuí e o suporte interno de TI estará sempre no modo “reativo”, respondendo ao problema mais grave e raramente se antecipando a eles.

Serviços gerenciados: baixo custo, alto valor

Abordagem proativa = resolução antes da crise.

O software de monitoramento e manutenção pode identificar problemas antes de afetar a produtividade dos funcionários. E todos podem ficar mais tranquilos sabendo que a resolução ocorre antes que as situações se transformem em emergências “casa pegando fogo”.

Aplicação uniforme do recurso ideal.

A custos mais baixos, os recursos mais credenciados são aplicados para o reconhecimento dos problemas primeiramente. Dessa maneira os problemas maiores podem ser escalados para recursos mais qualificados para que a resolução possa ser mais rapidamente alcançada.

Resposta rápida, independentemente da prioridade.

Com diversos níveis de suporte de TI remoto ou no local, os problemas podem ser resolvidos simultaneamente ao invés de em uma ordem sequencial. A abordagem proativa também garante o máximo em responsividade: resolver problemas enquanto eles ainda estão disfarçados e antes de serem detectados pelo usuário final. O impacto imediato é a melhoria da produtividade; o impacto a longo prazo é uma equipe mais educada tecnologicamente e capaz de tirar o maior proveito do investimento em tecnologia feito pela empresa.

A Palavra Final

Nenhuma das questões enfrentadas pelas pequenas e médias empresas — concorrência implacável, complexidade tecnológica, a necessidade interminável de fazer mais com menos – desaparecerá tão cedo. Assim, o valor de uma solução de alta qualidade e baixo custo para essas questões só vai crescer. É por isso que a Nuvenfy passou anos adaptando uma variedade de serviços gerenciados que podem ajudar a aumentar a eficiência e a produtividade para o seu negócio.

O suporte proativo de TI tira a complexidade da tecnologia, fornecendo suporte abrangente a um preço fixo — sem surpresas.

A abordagem de quebra/conserta do suporte de TI não só não conseguiu atender às necessidades das PMEs, como prejudicou a relação entre técnicos e as pequenas empresas que servem. As pequenas empresas se sentem vulneráveis porque não entendem a linguagem cheia de jargões de seus técnicos, a carga de trabalho pesada e os custos imprevisíveis. Enquanto isso, os técnicos se sentem sobrecarregados e subestimados, travados em um ciclo de tarefas repetitivas e de alto estresse à medida que vão de uma crise para outra, incapazes de trabalhar em projetos mais satisfatórios que poderiam oferecer valor duradouro ao negócio.

Apenas uma mudança radical na filosofia de suporte de TI e na entrega pode tornar o modelo de quebra/conserta obsoleto e proporcionar maior eficiência e produtividade aos PMEs a um custo menor e mais previsível. A tecnologia é parte integrante do sucesso de um negócio de pequeno e médio porte, e a Nuvenfy entende isso.