Toda empresa que utiliza recursos tecnológicos em seus processos de trabalho tem como uma das principais bases os seus dados. Estas informações dizem respeito aos serviços, a lista de clientes e a tudo que envolve a organização.

Não à toa, a tecnologia da informação vem cada vez mais ganhando espaço. A informação é hoje um dos mais valiosos bens para as empresas, e quem não dá a devida importância ao fato, com certeza sentirá os impactos em um futuro próximo.

Já não é de hoje que, o armazenamento dessas informações não é mais realizado em dos disquetes e, com as evoluções e avanços da tecnologia, a migração do método de armazenamento passou por mudanças significativas –  CDs, pendrives, servidores -, sendo o mais  atual o armazenamento na nuvem.

Trabalhar com computação em nuvem não é mais uma novidade, mas ainda temos muitas pessoas que desconhecem os benefícios da cloud computing. A dependência por redes e servidores locais diminui a cada novo lançamento de computadores, smartphones, celulares, entre outros aparelhos.

Um dos grandes avanços trazidos pela computação na nuvem foi a facilitação na recuperação de arquivos por meio do backup na nuvem. Com ele, é possível realizar um serviço contratado – uma empresa pode realizar cópias de segurança de todos os seus dados e deixar suas informações na nuvem, ou seja, sem precisar de servidores físicos.

Esse avanço, além de ajudar no aspecto financeiro, já que a empresa não precisará dedicar uma boa parte do seu orçamento para manter um servidor local, também proporciona o aperfeiçoamento da recuperação das informações, em caso de perdas, invasões de hackers e até mesmo, por descuidos dos usuários.

A dificuldade na recuperação de arquivos

 A recuperação de arquivos com mais facilidade foi um dos grandes méritos conquistados pela computação em nuvem. Isto porque, para conseguir de volta um arquivo que estava armazenado localmente e foi apagado, muitas vezes, o processo não era nada simples.

E quem não detém muito conhecimento na área, dificilmente consegue reaver os dados, se fazendo necessária a contratação de uma equipe apenas para fazer esse serviço. ao realizar o backup dos dados diretamente na nuvem, qualquer pessoa autorizada poderá chegar a eles, estando em qualquer lugar do mundo. Seja por meio de um notebook, um celular, um tablet. Portanto, basta ter acesso à internet, que será possível chegar às informações.

Outro caso em que a recuperação de arquivos era muito complicada relaciona-se diretamente às invasões de hackers. Veja que isto se dá pela utilização de criptografia para o sequestro dos dados através dos ransonwares, o que permite ao criminoso exigir um resgate, pago em bitcoins – moeda virtual e impossível de ser rastreada – para conseguir novamente o acesso.

Tendo tudo guardado no backup na nuvem, a sua empresa pode não ter que negociar com bandidos, não gastará altas quantias comprando e transferindo bitcoins, e pode acessar os dados novamente sem a necessidade de recuperar o que estava guardando nos servidores locais.

Benefícios

Com o uso da Cloud Computing, que é cada vez mais popular, fazer o backup de dados diretamente na nuvem é uma realidade. Ainda que enfrente resistência por parte de algumas pessoas, as vantagens trazidas por esse processo justificam a sua escolha. Listamos cinco benefícios para você. Confira!

  • Valores acessíveis: os custos de implantação e manutenção de um servidor local não são pequenos. Eles envolvem investimentos em hardwares, espaço físico, logística, manutenção constante, entre outros. Já utilizar a nuvem para fazer o backup das informações da empresa é algo muito mais acessível. A sua empresa pagará apenas pelo uso. Se for preciso ampliar a capacidade de armazenamento, isso será feito. Caso seja necessário diminuir, segue da mesma forma. Algo que não é possível com servidores físicos;
  • Segurança: ninguém pode provar que existe um sistema que é totalmente seguro e livre de ataques hackers, erros, entre outros. Mas o backup na nuvem garante muito mais segurança do que quando o processo é feito em servidores locais. Este tipo de equipamento, que demanda espaço físico dentro da empresa, está sujeito a fatores como: energia elétrica, incêndios, roubos, entre outros. Além disso, os riscos são grandes, pois podem ser feitas violações ao sistema, facilitando e abrindo brechas para pessoas maliciosas. Já o armazenamento na nuvem apresenta um sistema muito mais completo, uma logística automatizada e totalmente digital, cuja informação não fica “presa” em um datacenter, mas espalhada por diversas locações na nuvem, o que fará com que os dados nunca se percam;
  • Disponibilidade: vamos usar um exemplo para facilitar o entendimento deste quesito. Imagine que um gerente da sua empresa precisará participar de uma reunião de negócios em outra cidade. Ele preparou todo um material com informações importantes que poderão mudar o rumo dos negócios. Porém, ele esqueceu o pendrive em casa. E agora? Como ele vai fazer? Bem, se a sua empresa utiliza o backup na nuvem, ele poderá fazer a recuperação dos arquivos de maneira muito simples. Basta ter acesso à internet e ter autorização a acessar o backup na nuvem da empresa. Sendo assim, de qualquer lugar do mundo, usando qualquer aparelho eletrônico com acesso à internet, ele terá os dados. Esta disponibilidade fornecida é essencial para que os trabalhos da empresa não fiquem parados, caso aconteça, por exemplo, uma queda de sistema;
  • Agilidade e velocidade: se você usa backup em servidores internos, sabe o quão demorados são os processos. Desde a implementação dos equipamentos aos ajustes dos softwares. Até tudo estar em perfeito funcionamento, muito tempo já se passou. Algo que é totalmente contrário ao utilizar a nuvem para fazer o backup. Fechando contratado com a fornecedora do espaço na nuvem, você pode resolver toda a questão do armazenamento e das cópias de segurança em poucos cliques, levando apenas minutos para que tudo fique pronto;
  • Facilidade para gerenciar e recuperar arquivos: a tecnologia foi criada e está avançando em velocidades absurdas com o intuito de facilitar a vida das pessoas. Nesse pensamento, fazer o gerenciamento dos dados através do backup feito na nuvem é muito simples e não exige muito conhecimento técnico. Tanto para acompanhar os dados, verificar se estão completos, se algo falta ou até mesmo para recuperá-los em caso de perda.. Caso tenha dificuldades, você ainda conta com um suporte online para solucionar as suas questões mais emergenciais.

Gostou de conhecer os benefícios da Cloud Computing e deseja utilizar o backup na nuvem na sua empresa? Conheça os nossos serviços, pois oferecemos as melhores opções para você!