Empresas estão cada vez mais dependentes de soluções de armazenamento em nuvem (conhecidas também como cloud computing).

Quando o assunto é investir quando se tem diversos serviços de nuvem grátis disponíveis, dúvidas surgem. “Devo mesmo investir? Vale a pena?”. Aqui você pode encontrar as respostas para essas perguntas.

Para que servem os serviços de nuvem?

Certamente você já ouviu falar sobre os serviços de armazenamento em nuvem. Eles são diferentes elementos que entregam serviços pela internet. Esses serviços estão divididos dessa forma: infraestrutura como serviço (IaaS), plataforma como serviço (PaaS) e software como serviço (SaaS).

Os serviços de nuvem permitem que você expanda o seu negócio com mais velocidade e baixo custo. O armazenamento digital pode ser extremamente vantajoso nesse caso, porque protege sua empresa contra imprevistos e a torna mais segura. Veja a seguir!

Por que investir em serviços de nuvem?

Mesmo que sua empresa seja de pequeno porte, conforme os negócios crescem, mais espaço para armazenar dados você vai precisar. Contas a pagar, contratos legais, documentos, relatórios e todos os arquivos processados devem ser armazenados em um lugar seguro.

O serviço de nuvem é essencial quando se fala em negócios de sucesso. A análise de dados pode colocar sua empresa à frente da concorrência, além de torná-la mais eficiente. Como? Aqui você vai poder ler sobre todas as vantagens que esse tipo de serviço oferece.

Armazenar dados digitalmente permite rastrear e acessar dados com mais agilidade. As informações estarão disponíveis com apenas alguns cliques.

Por exemplo, você pode pesquisar dados específicos com ferramentas de pesquisa e classificá-los para facilitar sua localização.

Você também poderá acessar seus dados de qualquer lugar do mundo, de qualquer dispositivo. Ou seja, seu negócio poderá estar em trânsito sempre. Essa mobilidade permitirá mais oportunidades para sua empresa.

Fora isso, investir em uma plataforma de nuvem fará com que você e seus funcionários possam se comunicar melhor e mais rapidamente uns com os outros.

O contato será em tempo real, o que permite que você acompanhe as alterações e faça comentários sobre o que está sendo trabalhado naquele momento.

Usar o serviço de nuvem também ocupa menos espaço de armazenamento físico. Você poderá liberar espaço do seu software, digitalizando documentos antigos e transferindo-os para a nuvem. Dessa forma, tudo ficará organizado no mesmo lugar.

O armazenamento digital de dados permite fazer backup (um dos serviços mais vantajosos que existem nesse meio) e proteger informações importantes automaticamente. Os dados eletrônicos também podem ser perdidos, mas o risco é muito menor do que nos arquivos em papel.

Outro ponto extremamente importante é a segurança. Quando se trata de serviço de nuvem, a maioria das empresas de armazenamento digital oferece a melhor segurança possível para o seu negócio.

Isso é um aspecto a ser considerado, principalmente para as empresas que lidam diretamente com dados pessoais dos seus clientes.

Uma maior segurança evita que sua empresa sofra com possíveis adversidades e prejudique a produtividade só por perder documentos importantes.

O cloud computing é uma solução bastante econômica e acessível também, quando comparada às outras despesas de TI (Tecnologia da Informação).

Investindo nesse tipo de serviço você pode economizar substancialmente o seu capital, porque te livra de despesas com manutenção e atualização de hardware.

Se você optar por uma nuvem pessoal, somente deverá pagar pelos serviços solicitados. Você paga pelo que usa e para de usar quando quiser. Não há capital de TI investido.

O melhor é que a maioria dos provedores oferece uma versão gratuita, permitindo que você faça o teste a analise se são adequados para o seu negócio.

É possível adaptar e dimensionar a sua nuvem de acordo com suas necessidades de negócios, ou seja, não há um limite de dados que você pode armazenar.

Falando em estratégia e otimização do tempo, você tira um peso das costas da sua equipe de TI: eles não vão perder tempo com tarefas rotineiras de manutenção e de monitoramento operacional.

Isso oferece uma vantagem competitiva sobre os concorrentes, pois o tempo investido para a aquisição de TI é quase zero. O serviço de nuvem permite que você se concentre em suas principais atividades e objetivos comerciais.

O cloud computing também oferece recursos aprimorados de gerenciamento e manutenção de TI através da administração da central de recursos.

Gostou? Talvez seja a solução que a sua empresa esteja precisando nesse momento. Vamos relembrar rapidamente os benefícios do armazenamento em nuvem já mencionados:

  • redução de custos;
  • prevenção de perda de dados;
  • produtividade otimizada;
  • mobilidade e flexibilidade do seu negócio;
  • aumento da segurança;
  • TI mais estratégica e competitiva;
  • melhoria da comunicação/colaboração da equipe;
  • eficiência operacional;
  • diminuição do espaço de armazenamento físico.

Enfim, não há dúvidas de que as vantagens de usar esse tipo de serviço são inúmeras. A computação em nuvem está evoluindo cada vez mais e as empresas dos mais diversos tipos e tamanhos sentem a necessidade de aderir a essa nova tecnologia.

E não é por menos: você pode aprimorar o seu negócio e muito com esse tipo de investimento. Seja qual for o provedor escolhido, o serviço de nuvem é uma prática para estruturar e organizar os dados digitais de sua empresa.

Esse tipo de serviço executa processos de gestão e monitoramento que garantem sempre um sistema mais ágil, eficiente e produtivo. Esse gerenciamento de forma terceirizada pode, ainda, otimizar o trabalho da sua equipe de TI. Viu quantas vantagens ele oferece?

Para que sua empresa alcance esse potencial por completo, é muito importante contar com ajuda. Empresas especializadas oferecem apoio de especialistas que prestam suporte e consultoria no uso dessas ferramentas. Investir em uma empresa terceirizada pode ser a chave que sua empresa precisa para alcançar o sucesso.

Já pensou em investir nesse tipo de serviço e teve dúvidas? Entre em contato agora com a nossa equipe para falar mais sobre o assunto e entender as reais necessidades do seu negócio.

A TI é uma parte essencial para os negócios, portanto, o valor que um MSP oferece está vinculado diretamente ao sucesso da sua empresa. É por isso que é tão importante que você confie no seu MSP e no valor que ele oferece. Nós da Dias Security temos o compromisso de ajudar as PMEs construir, a cada dia, uma consciência clara e madura sobre a importância da segurança das informações, cloud e serviços gerenciados para o presente e futuro do seu negócio.

Pensando nisso, preparamos outros assuntos que interligam e ajudam a você na construção dessa jornada, veja mais posts na barra lateral. =====>