Considere a infraestrutura como um serviço no planejamento orçamentário

Tecnologia da Informação. Há alguns anos esse setor era considerado por muitas empresas como pouco importante, quase sempre ficando isolados em salas no fundo dos prédios das organizações e contando com poucos profissionais que buscavam se desdobrar para resolver todos os casos que lhes eram passados.

Com o passar do tempo e as revoluções tecnológicas, além da valorização da informação, a TI tem sentido cada vez mais necessidade de especialização e investimento. Se antigamente apenas uma pessoa dava conta do setor de TI, hoje em dia isso não é mais possível.

Ter que lidar com todas as atividades que regem as soluções para recursos ligados à computação — desde o armazenamento, manutenção, transmissão, acesso e segurança das informações — é algo que precisa ser levado mais a sério e exige uma infraestrutura bem montada para funcionar com eficiência.

Mas será que as empresas tem investido o necessário para montar essa infraestrutura? Como a TI tem sido colocada no planejamento orçamentário? Para mostrar a importância de considerar a infraestrutura como algo fundamental para os negócios, esse texto aborda a valorização do setor e os motivos para fazer os investimentos. Confira!

Valorização da Infraestrutura

Quando se fala em infraestrutura de TI muitas pessoas podem imaginar apenas os grandes servidores ou as máquinas de computadores. No entanto, vai muito além disso. Se trata de todos os componentes, hardwares, equipamentos e serviços que constroem a base do setor de Tecnologia da Informação de uma empresa.

Os principais componentes de uma infraestrutura são os hardwares, ou seja, as máquinas, tais como os computadores, as impressoras, os servidores; os softwares, que são os aplicativos e programas instalados nos hardwares; as redes, que proporcionam a conversação entre os sistemas e usuários dos hardwares da empresa; e os serviços, que são responsáveis por fazer todo o gerenciamento da infraestrutura.

Há mais um fator que tem feito a infraestrutura de TI ter ganhado em valorização nos últimos anos: a computação em nuvem. É muito caro ter que arcar com todos os custos de uma estrutura física gigantesca de tecnologia da informação. Além disso, há uma necessidade de ter espaço para colocar todos os materiais, algo que empresas de menor porte não costumam ter.

Então, como fazer para ter uma boa infraestrutura de TI? A computação em nuvem trouxe essa revolução. Ela permite que toda a rede seja controlada de forma remota, ou seja, de qualquer lugar do mundo e sem a necessidade de espaços físicos. Se os servidores antigamente ocupavam salas inteiras, através da nuvem tudo que era armazenado por lá já pode ficar diretamente na nuvem.

Isso facilita o gerenciamento, o armazenamento, a criação de cópias de segurança e, principalmente ajuda a economizar pois tudo que se faz necessário é uma plataforma e acesso à internet.

Funciona também como uma terceirização de infraestrutura. Você paga uma certa quantia a uma empresa que irá lhe fornecer o espaço em nuvem para o armazenamento de toda a informação vital do seu negócio (há também plataformas grátis na web), economizando com o investimento e manutenção que seria feito em ter uma infraestrutura própria.

Com a agilidade e a facilidade que a computação em nuvem traz, empresas conseguem mudar a sua forma de trabalhar com a informação e os setores de TI tendem a crescer cada vez mais.

Por que investir?

É preciso entender a relação entre investimento e Tecnologia da Informação para conseguir investir da forma correta na infraestrutura. Nem sempre economizar sai barato. E o setor de TI é uma prova disso. Quanto menos dinheiro se coloca na área para ter os softwares mais atualizados, os equipamentos de melhor qualidade, mais você precisará pagar para fazer manutenções, para trocar peças e ainda perderá muito tempo com tudo isso.

É inegável que a revolução provocada pelo avanço tecnológico ainda segue em andamento e modificou totalmente a maneira de se fazer negócios. Afinal de contas, não dá para imaginar como uma empresa vai ser gerida hoje em dia sem contar com recursos tecnológicos.

Mas como e onde investir em infraestrutura? Confira os tópicos que separamos a seguir para te ajudar na tomada de decisões.

  • Infraestrutura básica

O primeiro ponto em que se deve pensar para montar uma excelente infraestrutura de TI é referente aos itens que se deve ter. Existem alguns elementos básicos que fazem toda a diferença.

A montagem da rede, por exemplo, é fundamental. Aqui falamos de equipamentos como modems de internet, roteadores, retransmissores de sinal, switches, cabos. Sem esses elementos, nada da infraestrutura irá funcionar bem. Por isso é preciso ter tudo de boa qualidade, investindo um pouco mais para isso.

Também precisam de atenções os hardwares que farão parte de todo o sistema operacional em relação às máquinas, servidores para armazenar os dados, entre outros equipamentos. Além disso, softwares e soluções de segurança são fundamentais. O investimento em antivírus, por exemplo, deve ser feito para evitar a infecção por vírus dos computadores da empresa.

Por fim deve-se valorizar o profissional de TI, pois mão de obra de qualidade é essencial para que a infraestrutura funcione corretamente.

  • Gastos com atualizações

Atualizações nem sempre saem baratas, mas isso não quer dizer que colocar dinheiro nelas é um gasto desnecessário. Pelo contrário. Em muitas situações, uma atualização pode evitar a perda de todo um trabalho que poderia ser roubado por hackers por meio de brechas de segurança. Ou então a compra de um equipamento para substituir outro obsoleto pode evitar que todo o sistema entre em pane.

  • Computação em nuvem

Apesar de ainda ser possível ter uma infraestrutura de TI sem estar totalmente ligado com a nuvem, dar os primeiros passos para modificar a própria noção da infraestrutura visando ter mais liberdade e agilidade é algo que muitas empresas já vem fazendo. Investir em cloud computing pode parecer um passo arriscado para alguns hoje em dia, mas certamente será algo essencial em um futuro próximo.

Infraestrutura de TI

Com todos esses aspectos citados nesse texto fica fácil entender o porque é tão necessário tratar a infraestrutura de TI Como um serviço essencial no planejamento orçamentário da sua empresa. O tempo onde tratar a Tecnologia da Informação como algo secundário ficou para trás. Empresas que prezam pela infraestrutura e visam crescer cada vez mais já entendem que investir nesse setor é fundamental.

Seja pelos benefícios que os serviços de TI podem trazer ou pela formação de um novo modelo de trabalho onde a informação tem um valor gigantesco para as organizações, estar preparado para lidar com todos os recursos tecnológicos e usá-los ao seu favor é muito importante.

Você tem investido na criação de uma boa infraestrutura de TI para a sua empresa? Deixe nos comentários a sua opinião sobre o assunto!

A TI é uma parte essencial para os negócios, portanto, o valor que um MSP oferece está vinculado diretamente ao sucesso da sua empresa. É por isso que é tão importante que você confie no seu MSP e no valor que ele oferece. Nós da Dias Security temos o compromisso de ajudar as PMEs construir, a cada dia, uma consciência clara e madura sobre a importância da segurança das informações, cloud e serviços gerenciados para o presente e futuro do seu negócio.

Pensando nisso, preparamos outros assuntos que interligam e ajudam a você na construção dessa jornada, veja mais em posts na barra lateral. =====>