Quem nunca enfrentou problemas com o computador em momentos que você mais precisa dele? Esse fato causa transtornos e prejuízos para usuário comuns e pequenas empresas que não contam com um técnico presente e a sua disposição para atuar no mento em que a falha surge. Para acabar com esses inconvenientes uma tecnologia passou a ser muito utilizada por técnicos de informática e vem ganhando destaque: o suporte remoto.

Essa nova modalidade de manutenção faz uso do acesso remoto que é a possibilidade de acessar um servidor ou computador privado mesmo que o mesmo não faça parte fisicamente da rede. Em outras palavras é a capacidade de acessar uma máquina a longa distância, utilizando uma conexão com a internet.

Como funciona essa tecnologia?

Através de um computador conectado a internet e por meio de programas especializados ou mesmo pela ferramenta de conexão remota do Windows, um usuário a distância consegue acessar o computador e realizar ações como: acessar emails, arquivos, programas e ter acesso a todos os tipos de dados contidos no disco rígido (HD), inclusive para manutenção, mediante permissão pré- estabelecida no momento da configuração do sistema de acesso. Essa ferramenta é tão poderosa que você consegue visualizar e controlar todas as funções de um computador através de outro como no caso do suporte remoto.

Quais os benefícios do suporte remoto?

Com o suporte remoto é possível reduzir em muito os gastos com manutenção, uma vez que parte das despesas embutidas no preço final do serviço estão ligadas ao deslocamento dos técnicos até sua casa ou empresa. Sem contar que o suporte remoto pode ser realizado praticamente em qualquer horário, até mesmo a noite, sempre que você necessitar a ajuda de um profissional especializado. Dentre as intervenções que podem ser realizadas remotamente está à configuração do sistema operacional, instalação de programas, remoção de vírus e muitos outros, desde que esteja estabelecida uma conexão entre as máquinas.

Não se preocupe com a segurança no acesso remoto

Para a realização do suporte remoto, a conexão entre os computadores é feita através de uma VPN ou traduzindo, Rede Privada Virtual, que utiliza a troca de informações criptografadas, ou seja, protegida contra o acesso de pessoas não autorizadas. A forma de transmissão de dados é conhecida como tunelamento, pois forma um túnel seguro onde os dados são enviados sem que pessoas externas consigam interceptar esses dados.

Comodidade ao extremo

Através do suporte remoto você é atendido por profissionais de informática sem sair da sua casa, sem ter o trabalho de desmontar todo seu equipamento e carregar tudo até uma assistência. Os planos de atendimento são de acordo com suas necessidades, podendo contar também com o auxílio na instalação de equipamentos periféricos como câmeras, impressoras, scanners, dentre outros. O suporte remoto te dá à opção também de tirar dúvidas sobre o funcionamento de seu computador, antes de solicitar uma intervenção técnica.

Após conhecer essa tecnologia fica fácil imaginar como seu dia a dia pode ser menos complicado quando surgir qualquer imprevisto com relação ao seu computador ou a configuração de sua internet. Você ganha tempo e dinheiro podendo contar com um serviço que resolve seus problemas instantaneamente.