É fato que sem um serviço de tecnologia da informação para administrar seus dados e informações as empresas acabariam sendo engolidas pelo mercado. Vimos isso em nosso outro post: Em qual momento a TI se torna indispensável?

Além disso, é preciso abordar outra questão: De que forma a gestão dos serviços de TI colaboraria para o desenvolvimento da empresa?

Em meio a isso, você, como empresário, já deve ter se deparado com as seguintes perguntas:

  • Investir em toda a tecnologia para a construção de um setor de tecnologia da informação?
  • Contratar uma empresa terceirizada ou mesmo um serviço avulso?
  • Qual seria a medida mais viável?

gestão dos serviços de TI envolve entender as necessidades dos clientes e buscar as formas mais adequadas e apropriadas para atendê-las. É preciso enxergar que uma organização de tecnologia da informação vai muito além de profissionais especialistas, trabalhando em questões técnicas individuais dentro de sua área de execução. Um bom trabalho de TI possui uma visão mais abrangente, entendendo o que o cliente espera e como fazer isso acontecer por meio dos sistemas de informação.

Isso quer dizer que a gestão dos serviços de TI está muito além de ser somente a contratação de um setor de atendimento aos usuários finais. Ao implantar a gestão dos projetos em conjunto com o departamento de tecnologia, é preciso ter uma visão organizacional, onde todas as atividades devem ser conectadas, gerenciadas e administradas por meio de parâmetros de qualidade, custo e tempo.

Assim sendo, esses serviços envolvem outros setores como marketing, finanças, produção e gestão de pessoas.

As modalidades da prestação de serviços

A prestação de serviços no setor de tecnologia da informação pode ser realizada de várias maneiras, onde o contrato de suporte pode ser por periodicidade mensal, no caso de empresas terceirizadas, ou por serviço executado, nas situações de prestação de serviços avulsos.

Tudo dependerá de vários fatores que envolvem a empresa como: a área de atuação, produção, quantidade de informações, registros e fluxo de dados. A gestão dos serviços de TI, teria que ser de acordo com a necessidade da estrutura da empresa.

Portanto uma prestação de serviços avulsa seria indicada para uma pequena empresa, para uma atuação de forma ponderada e em situações específicas. Já um contrato com uma empresa prestadora de serviço é indicada para uma empresa com um fluxo de informações mais elevado, onde se faz necessário um controle através da instalação de equipamentos específicos e software administrador de dados.

Então, após definir qual a modalidade de serviço será contratado, o segundo passo é estabelecer o contrato de suporte ideal para suas necessidades.

Após tudo acertado entre as partes, acontece então a integração e troca de informações entre elas para que iniciem os trabalhos. Toda empresa que deseja se manter ativa e sobreviver ao mercado hoje em dia necessita de um setor de tecnologia da informação atuante e alinhado com todos os outros departamentos da empresa e isso também é obrigação, mesmo se o serviço for terceirizado ou avulso.

gestão dos serviços de TI é um fator importantíssimo, pois é o elo entre os setores, controlando o acesso às informações fundamentais, garantindo a sua segurança, além de disponibilizá-las de forma rápida, pontual e restrita para os usuários autorizados.

Para ter um contrato de suporte e atendimento específico para sua empresa, clique aqui.