Sua empresa utiliza sistemas, aplicativos e equipamentos dos mais diversos fabricantes e fornecedores. Em um mundo ideal, essas aplicações funcionam todas juntas, integradas, em perfeito sincronismo. Num mundo ideal. No mundo real, contamos com o acesso remoto.

No mundo real, aplicações integradas geram problemas o tempo todo. Podem ser desde aqueles problemas mais simples, como um backup que não está executando, até aqueles mais graves, como toda uma base de dados inacessível.

Máquinas param de funcionar e prejudicam os negócios. Empregados ficam parados devido à indisponibilidade de sistemas e aplicações. Linhas de produção deixam de funcionar, mercadorias param de transitar.

Quando isso acontece, há o risco de prejudicar a imagem da companhia frente ao cliente. Atrasos, defeitos, promessas não cumpridas podem arranhar a reputação da empresa e causar a perda fatal de clientes e de dinheiro.

Hoje em dia, é possível contar com contrato de suporte técnico, seja com a presença física desses profissionais ou por meio do acesso remoto. A relação de confiança entre cliente e suporte técnico abre a premissa para a solução à distância.

Sistemas complexos, Soluções simples

Quando um equipamento para de funcionar ou apresenta algum defeito, o pessoal onsite é a primeira linha de verificação. Esses profissionais têm conhecimento básico sobre o parque instalado e conseguem realizar diagnósticos.

A solução de acesso remoto permite que um técnico especializado naquele equipamento ou sistema o acesse e faça os diagnósticos necessários. Esse acesso pode ser compartilhado com pessoal de outros níveis de especialização como engenheiros e analistas de sistemas do fabricante.

O acesso externo pode acontecer de várias maneiras:

  • Através de um modem: O velho acesso por linha discada é lento e caro por exigir uma linha direta dedicada, mas funciona bem por sua estabilidade e capacidade de operar sem energia elétrica local. É bom para ser usado como alternativa quando a rede principal está fora, não como o acesso principal;
  • Área de trabalho remota: Através do compartilhamento da tela de um funcionário local, o suporte pode acessar os sistemas. Tem a vantagem de dar acesso à praticamente tudo e com a supervisão do funcionário, mas depende da disponibilidade do mesmo para ser executada.
  • Virtual Private Network: O acesso através da VPN (rede virtual privada) cria um ambiente virtual para acesso externo. É vantajoso em velocidade e facilidade de acesso, porém exige cuidado extremo no que tange à segurança. Por ser uma porta aberta para o mundo externo, é preciso muito esmero com esta solução.

Via Dupla

A conexão remota pode ser feita do seu fornecedor para você, mas também funciona no sentido oposto. Uma vez que você terceiriza o armazenamento de dados da sua empresa, você pode precisar que seus funcionários acessem outro ambiente remoto.

Sem problemas. Basta um ou mais links de dados de alta velocidade para garantir o acesso e a velocidade de transmissão de dados. Pessoas em diferentes lugares do mundo podem trabalhar em um ambiente compartilhado, sem que seja necessário investir milhões em mudanças físicas.

Solução Rápida

A área de trabalho remoto resolve os problemas de deslocamento para o atendimento de uma chamada. O tempo de resposta para a solução de um problema grave ou de uma pequena dúvida são muito mais rápidos e fáceis, já que não exigem que se espere pela pessoa chegar ao local.

Isso vale especialmente quando seu local está longe dos grandes centros. O profissional pode demorar mais de um dia, devido à necessidade de programar uma viagem até o destino final. Fora o custo que isso envolve.

O acesso remoto evita aquela troca infindável de e-mails com anexos gigantes e muito desperdício de tempo. Basta uma reunião entre prestador e cliente para buscar a solução necessária para aquele problema.

Prestando serviços

A conexão remota foi originalmente pensada para a solução de problemas, mas hoje é usada para diversos outros fins. Customizações de ambientes, novos serviços e até rotinas diárias podem ser executadas remotamente.

Um funcionário do departamento de TI de uma empresa pode trabalhar a partir de um local e cobrir todo o parque espalhado pelo mundo. Só é necessária uma rede de dados interligando os diversos ambientes.

Essa solução pode ser usada por:

  • Mantenedores de hardware e software;
  • Consultores independentes;
  • Funcionários globalizados;
  • Diretores e gerentes em trânsito;
  • Funcionários comuns trabalhando de casa.

Como você pode ver, a relação precisa ser baseada em confiança. Em alguns casos, contratos precisam ser redigidos e assinados para garantir a boa-fé entre os envolvidos.

Segurança acima de tudo

Quando se pensa em ambientes virtuais, logo se pensa em segurança.

Ao abrir uma porta para o mundo externo, abre-se também uma oportunidade para a entrada indevida. O acesso não autorizado pode trazer perdas devido à dados alterados ou roubados, quedas de serviço não naturais e outros problemas que visitantes não convidados podem oferecer.

Para evitar esse tipo de problema, contamos novamente com a ajuda da tecnologia. Sistemas de autenticação e proteção ponto a ponto existem para garantir que apenas usuários autorizados usem o acesso remoto.

E mesmo dentre os que estão autorizados, é preciso respeitar os níveis de hierarquia a que cada usuário tem direito. Esse trabalho requer intenso planejamento e constante manutenção pois, o tempo todo, novos usuários e direitos são adicionados, assim como usuários inativos precisam ser removidos.

Ambientes muito antigos ou sem manutenção adequada podem começar a apresentar brechas de segurança. Alguém usa a senha de um funcionário que não está mais na companhia ou acessa arquivos que não deveria.

Tudo isso precisa ser controlado para que não saia do controle.

Em boas mãos

Sua empresa, seu negócio, seu comércio não precisa mais ficar parado por horas aguardando o deslocamento de um técnico. O trabalho a distância permite que um profissional qualificado analise o problema rapidamente e indique a solução.

Através da área de trabalho remota, você e sua empresa têm acesso a um mundo de possibilidades, não importa o quão distante vocês estejam fisicamente dos grandes centros.

As telecomunicações, a internet e as redes privadas de comunicação tornaram o mundo menor, mais próximo e íntimo. Venha fazer parte desse universo de possibilidades, aproveitando as benesses que o acesso remoto pode trazer para você e para os seus negócios.

Quer saber mais como a sua empresa pode ser beneficiada pelo contrato de suporte remoto? Entre em contato!