Como as clínicas médicas podem manter seus dados protegidos? Com tantos riscos no meio tecnológico, surge essa pergunta.

Na verdade, essa é uma preocupação que todos os centros de saúde deveriam ter, mas acabam deixando de lado.

O ambiente da saúde diariamente lida com informações pessoais de seus clientes. É de suma importância manter esses dados seguros, ainda mais com a disponibilização dos prontuários pela internet. A segurança de rede para clínicas médicas é um ponto que deve ser discutido entre os empreendedores da área.

O crime informático (ou cybercrime) cresce muito desde o começo da internet e, se até hoje eles continuam acontecendo, não é sinal de que as estatísticas vão diminuir tão cedo.

Esse fato combinado com as consequências graves da violação de dados tornam a segurança de rede essencial para os consultórios médicos. A segurança de rede para clínicas médicas exige um forte comprometimento com as práticas recomendadas. Confira as dicas a seguir.

Foque no treinamento da sua equipe

A segurança de rede pode até ser digital, mas ela começa nas pessoas. Se a equipe tiver uma compreensão inadequada das práticas recomendadas e das políticas de segurança, não importa o grau de segurança técnica da rede.

É por isso que os hackers frequentemente recorrem ao phishing, tentando isentar informações comprometedoras das pessoas para penetrar em uma rede. Eles podem entrar e derrubar o sistema, enquanto lucram com os dados pessoais armazenados nele.

O treinamento ajuda muito a minimizar as chances de isso acontecer; as pessoas bem informadas têm muito menos probabilidade de cair em armadilhas comuns de prospecção de dados, e os sistemas que são usados ​​corretamente podem manter sua integridade ao longo do tempo.

O treinamento deve ser:

  • Regularmente fornecido, para manter o ritmo de desenvolvimento de tendências e manter as informações atualizadas;
  • Documentado, para que a equipe possa acessar as informações a qualquer momento;
  • Abrangente e específico de domínio, para que a equipe tenha um quadro completo de segurança e um entendimento de segurança em funções específicas.

Faça atualizações regulares

Pode ser tentador clicar em “atualize mais tarde” quando um novo software é lançado. Isso ocorre tanto em computadores pessoais e como em consultórios médicos.

A atualização de firmware, hardware e software pode ser entediante, mas é um componente realmente necessário da boa segurança de rede nas clínicas médicas. Atualizações regulares mantêm os sistemas seguros e são frequentemente lançadas na tentativa de negar vulnerabilidades conhecidas do sistema.

O que acontece é que os hackers geralmente aproveitam as atualizações atrasadas para entrar em sistemas vulneráveis. Muitos dos mais notáveis ​​ataques de ransomware – WannaCry, Petra e outros – tiraram proveito de problemas conhecidos que poderiam ter sido resolvidos com uma atualização. O mesmo ocorre com a violação de dados.

Portanto, esforce-se para manter os sistemas atualizados.      

Mantenha-se atualizado sobre as tendências de segurança cibernética

Além de se manter atualizado em software, firmware e hardware, é importante estar sempre a par do conhecimento sobre a segurança cibernética.

Para esses fins, falamos menos sobre treinamento de conhecimento geral para a equipe de clínicas médicas e mais sobre uma equipe de TI proativa e líder.

Pense nisso como uma aquisição estratégica de conhecimento, e não em uma reação defensiva contra vulnerabilidades conhecidas.

Quanto mais equipada sua equipe de TI estiver para pesquisar, identificar e navegar por possíveis ameaças, maior será a probabilidade de os dados do seu consultório médico ficarem seguros.

E sem esse peso nas costas, mais tranquilo você vai dormir à noite.

Defenda sua rede de forma proativa

Tendo conhecimento proativo, consequentemente você terá uma ação técnica: para melhor proteger seus dados, defenda proativamente sua rede com várias camadas de segurança.

Já mencionamos alguns elementos de uma rede segura com mais detalhes antes, mas essas são algumas perguntas que você deve fazer: Você tem um roteador seguro? Sua rede é protegida por senha? É criptografada? A sua rede Wi-Fi interna está separada da sua rede Wi-Fi dos clientes? Você tem firewalls no lugar?

Quando falamos de segurança de rede para clínicas médicas,todos esses detalhes devem ser pensados.

Não aceite a conformidade com a norma HIPAA

Por fim, a última dica: não aceite a conformidade com a HIPAA.

A HIPAA (Health Insurance Portability and Accountability Act) é um conjunto de conformidades que organizações de saúde passaram a seguir para proteger seus dados digitais.

Há muitos consultórios médicos agindo com negligência em relação aos requisitos da HIPAA. Todos, é claro, estão dispostos a reconhecer a importância da HIPAA, mas muitas vezes há a percepção de que a conformidade não é tão necessária quanto se espera. Afinal, poucas pessoas conhecem um consultório médico que foi realmente multado.

A realidade é que a HIPAA é essencial para as clínicas médicas. As multas estão aumentando e os riscos de violações de dados também.

Mantenha sua rede segura com serviços de TI gerenciados

Todas essas dicas são muito úteis para a segurança de rede nas clínicas médicas. Mas o que é mais importante é saber escolher uma empresa especializada que saiba dar esse suporte com profissionalismo.

No mercado da saúde, há diversas formas de investir na segurança da informação em clínicas médicas. Cada gestão deve entender suas próprias características e necessidades para poder escolher a melhor alternativa para o seu negócio.

Quer paz de espírito? Na nossa empresa nos associamos a clínicas médicas para ajudá-las a reduzir significativamente os riscos de ataques cibernéticos.

Trabalhamos em conjunto com equipes de TI internas para fornecer o suporte necessário, e nossos especialistas em segurança cibernética podem minimizar os fatores que provavelmente levarão a uma invasão e violação da HIPAA.

Com nossos serviços de TI gerenciados, seus custos são os mesmos, todo mês, e você pode confiar que haverá uma equipe de TI proativa que mantém sua rede segura.

Se você não vê a hora de se livrar dessas preocupações com relação ao seu consultório médico, converse conosco!

A TI é uma parte essencial para os negócios, portanto, o valor que um MSP oferece está vinculado diretamente ao sucesso da sua empresa. É por isso que é tão importante que você confie no seu MSP e no valor que ele oferece. Nós da Dias Security temos o compromisso de ajudar as PMEs construir, a cada dia, uma consciência clara e madura sobre a importância da segurança das informações, cloud e serviços gerenciados para o presente e futuro do seu negócio.

Pensando nisso, preparamos outros assuntos que interligam e ajudam a você na construção dessa jornada, veja mais posts na barra lateral. =====>